top of page
Foto do escritorCarolina Schadrack

Sobre design e estresse


A Amigdala cerebral, uma estrutura cerebral que faz parte do sistema límbico, é ativada quando estamos em contato com volumetrias pontudas. Quando ativada, é responsável por gerar estresse e ansiedade.


Será que o design do seu escritório pode estar te deixando mais estressado?

Existem diversos estudos demonstrando de fato uma preferência por objetos curvos, e isso acontece muito provavelmente pois objetos pontudos tendem a ser interpretados pelo cérebro como ameaças. Porém, ao estudar formas, assim como quando estudamos as cores, precisamos levar em consideração a experiência que temos com isso.


Podemos ter experiências positivas, como com um bolo de aniversário, experiências neutras, como com uma mesa, ou experiências negativas, que representam perigo e ameaçam nossa sobrevivência, como com uma cobra, por exemplo.

Quando vemos uma cobra, nossa amigdala é ativada de qualquer modo, mesmo que o formato da cobra seja arredondado, e isso acontece porquê quando o cérebro é exposto a diversos estímulos (formato, experiência..), ele tende a priorizar a resposta para a demanda mais crucial em termos de sobrevivência, que no caso desse exemplo é se proteger.


Já em casos de objetos com os quais temos uma experiência positiva ou neutra, como com uma mesa de trabalho, o formato faz sim toda a diferença, pois não existe nenhuma experiência emocional negativa com esse objeto, de modo que seu cérebro vai priorizar responder a demanda da forma pontiaguda, pois essa é a única ameaça que ele reconhece.


Tendência para mobiliário corporativo: design orgânico

Por isso, a dica é priorizar sempre formais mais curvas, em móveis, pinturas, paginação de piso, para garantir que o seu escritório possa gerar um impacto positivo no seu bem estar.

コメント


bottom of page