top of page
Foto do escritorCarolina Schadrack

Quatro dicas simples para aumentar a sua criatividade.


Esses dias postei no linkedin uma frase do famoso Henry Ford, em que ele dizia o seguinte:

"Se eu tivesse perguntado para os meus clientes o que eles queriam, eu teria feito cavalos mais velozes".

O fato é que, em um mundo de mercados saturados, precisamos nos diferenciar e na minha opinião, a melhor forma de fazer isso é indo além do esperado e saindo da caixa.

Como arquiteta, valorizo muito a criatividade, e procuro aplicá-la em tudo aquilo que faço, mas a questão é que as vezes a tal da criatividade não vem, desaparece assim puff! E aí, o que fazer? Ao longo do tempo venho percebendo que algumas ações nos estimulam de maneira diferente e acabam favorecendo o surgimento de novas ideias. Reuni algumas para compartilhar com vocês!


01- Use diferentes áreas do seu cérebro.


Não negligencie nenhum dos seus sentidos.Somos seres sensitivos e o fato é que acabamos usando uns mais do que os outros. Quando fazemos coisas do dia a dia de maneira diferente, acabamos utilizando outras áreas do cérebro, o que pode ser muito positivo para despertar a criatividade. Alguns jeitos de fazer isso são:


Mude suas rotas: pegar outro caminho para o trabalho ou faculdade faz seu cérebro pensar em diferentes rotas, e isso amplia seu conhecimento geográfico.


Exercite os dois lados do cérebro: tente fazer, com a mão direita, atividades que geralmente você faz com a mão esquerda.


Tente tomar banho de olhos fechados: feche os olhos ao tomar banho, deixe que seus outros sentidos tomem conta da tarefa.

02- Experimente uma atividade nova todo mês.


Há umas 2 semanas, em um domingo de ócio, resolvi aproveitar o tédio para retomar a pintura de um desses livros de colorir que foram moda a uns 2 anos atrás. No final, 2 horas se passaram, pintei uma página inteira, e acabei com a ideia de escrever esse artigo. Eu disse tédio? Quis dizer ócio criativo.

Na realidade, qualquer atividade vale, sendo ela artística ou não: praticar um novo esporte, fazer uma receita diferente (ai você já estimula o paladar também!), conhecer aquele café novo que abriu na esquina, ou mesmo tirar o final de semana para viajar. Tudo isso gera troca, troca gera conhecimento e conhecimento gera ideias.


03- Leia livros, assista documentários, ouça podcasts.


Já sei: você não tem tempo pra isso. Nem vem com essa, tenho certeza que você passa umas 2, 3 horas por dia mexendo no celular ou vendo televisão. E tá tudo bem, ok? Você pode (e deve) ter seu lazer, mas que tal reservar 30 minutinhos desse tempo para acessar um conteúdo que realmente vá te acrescentar alguma coisa? Não precisa necessariamente estar relacionado com sua profissão, pelo contrário, muitas vezes é nos desligando totalmente no nosso dia a dia, e recebendo informações diferentes, é que nos vem as ideias para solucionar nossos desafios.


04- Medite.


Sim, você leu certo. Em tempos de transtorno de ansiedade e estresse no trabalho sendo a possível doença mais comum em 2020 (sim, ano que vem!), é natural que a prática de meditação venha crescendo e se tornando cada vez mais reconhecida como elementar para o nosso bem estar.

Para pra pensar, se você está sob pressão, chateado, estressado, a última coisa que você vai ser é criativo.

Pare, feche os olhos e medite. Não sabe por onde começar? Hoje em dia temos diversos aplicativos de meditação guiada disponível. Além disso, há cada vez mais ofertas de aulas de meditação em grupo. Deixe sua preguiça de lado e viva melhor.


Dica extra: trabalhe em um ambiente que favoreça a neuroplasticidade cerebral.


O ambiente físico impacta diretamente na maneira como nos sentimos. Já parou pra pensar no que você sente quando entra em uma igreja? Eu por exemplo me sinto pequena, e isso é proposital. As igrejas são projetadas assim para nos fazer sentirmos pequenos diante da grandiosidade da igreja e de Deus. O mesmo princípio pode ser usado em espaços de trabalho, para influenciar como as pessoas se sentem lá, e consequentemente sua criatividade e produtividade. Esse é um assunto longo, que definitivamente merece um post só pra isso, mas existe 1 ponto que eu sempre procuro trabalhar em projetos corporativos, e que você também pode aplicar, que é u uso da Biofilia. Existem estudos que comprovam que ambientes com plantas tendem a aumentar nossa criatividade, bem estar e produtividade em 15%.

E você, o que fazer para estimular sua criatividade? Conta aqui nos comentários, vou adorar saber!



Comments


bottom of page