interpretações de estudos científicos e uma fórmula ''mágica'' para você aplicar no dia a dia.
Quando comecei a me interessar e estudar sobre Neurociência aplicada à Arquitetura, a cada vez mais famosa Neuroarquitetura, o assunto que mais me interessava eram as cores.
Já imaginou que incrível seria pintar uma parede do escritório de amarelo e sua equipe toda ficar mais produtiva? Ou então pintar um consultório de azul e deixar os pacientes automaticamente mais calmos?
A perspectiva disso é realmente chamativa, e muita gente vai nessa direção, mas a verdade é que o buraco é (bem) mais embaixo.
Existem várias pesquisas científicas realizadas desde o século 19, mas elas são, em sua maioria, superficiais, e apresentam muitos problemas em sua metodologia. Isso acontece porquê é realmente difícil analisar todos os espectros de uma cor e todos os efeitos que ela pode causar no cérebro. Isso sem falar em como controlar o ambiente ao redor na hora de fazer um estudo desse tipo.
Se você ''dar um google'' certamente vai achar com facilidade milhares de blogs explicando como o azul remete à paz, o verde à esperança, o laranja à inovação, e assim por diante... e isso de fato não está totalmente errado, mas para pra pensar comigo: e se um dia a pessoa se afogou no mar.. será que ela vai associar o azul à paz? Ou então, se ela teve uma péssima experiência com uma empresa cuja cor símbolo é laranja.. Será que um ambiente laranja vai deixar ela mais inovadora, ou só mais irritada?
Percebe como é complexo?
A verdade é que a interpretação que o ser humano faz das cores depende de 3 fatores:
Evolução (no sentido de componentes biológicos como: o céu é azul, as plantas são verdes, o sangue é vermelho...)
Aprendizado (as experiências que temos ao longo da vida)
O contexto em que a cor será aplicada.
Podemos trabalhar a cor vermelha por exemplo, e aplicar ela a 3 contextos diferentes.
Contexto 01- Performance Intelectual
Qual o componente biológico ligado à cor vermelha? Sangue
Qual é a experiência que temos com a cor vermelha quando relacionada à performance intelectual? Vermelho é a cor utilizada na correção de testes.
Resultado: Estudos indicam que ver vermelho antes de um teste cognitivo tende a diminuir a performance.
Contexto 02- Atração
Novamente, o componente biológico: sangue.
Experiência: associamos o vermelho ao coração, ao amor, a sedução..
Resultado: Estudos indicam que ver vermelho em ou perto de uma mulher tende a aumentar a atração em um homem.
Uma mesma cor pode ter diferentes significados, positivos ou negativos, dependendo do contexto em que é aplicada. Como não há estudos suficientes para comprovar os impactos de todas as cores, o que podemos fazer para ter mais assertividade na hora de escolher, é usar essa fórmula: evolução + experiência + contexto. O contexto é a chave.