Você é do tipo de pessoa que passa a semana ansioso pela sexta feira e entra em depressão profunda no domingo a noite? Faz contagem regressiva para as 18:00 h? Recentemente descobri que a origem da palavra trabalho vem do latim "tripalium" e significa castigo.
Faz sentido pra você? Pra mim já fez também, mas hoje te digo com toda a convicção:isso não precisa ser assim.
Hoje em dia estar estressado já quase virou rotina, né?
Inclusive, o Stress no trabalho é a possível doença mais comum em 2020. Gente, 2020 é ano que vem! Será mesmo que não podemos fazer nada sobre isso? Claro que trabalhar com aquilo que a gente gosta é essencial, mas muitas vezes o maior problema é o ambiente em que trabalhamos, einfach so. Não estou nem falando daquelas coleguinhas tóxicas, ou do mood que puxa todo mundo pra baixo, mas do ambiente físico em si.
Te proponho um teste: pare agora o que está fazendo e procure perceber o ambiente a sua volta. Perceba as cores, a iluminação, os materiais. De atenção a sua audição: tem muita gente falando a sua volta? Ou é tão silencioso que você ouve até o clique do mouse e a respiração da pessoa do seu lado? Agora perceba a si mesmo. Como tudo isso te afeta? Será que o barulho em excesso não é o responsável pela sua falta de atenção? Ou é a pouca iluminação que te dá aquelas dores de cabeça tão comuns? Será que o ambiente físico está influenciando no seu bem estar? (dica: está sim!!)
Neuroarquitetura: Neurociência+Arquitetura
Tudo isso vem sendo estudado e comprovado por uma nova ciência chamada Neuroarquitetura. Como o nome sugere, é uma mistura da Neurociência com Arquitetura, e estuda justamente como o espaço impacta no nosso bem estar. A Humanspaces publicou recentemente uma pesquisa envolvendo 7.600 profissionais, de 16 países, incluindo o Brasil, e revelou que em ambientes com presença de vegetação (natural ou não), há um aumento da produtividade, da criatividade e da sensação de bem estar das pessoas. E ai já sabe, né? Gente feliz trabalha melhor.
Outro ponto bem importante a se levar em consideração ao projetar um escritório, ou ao escolher um imóvel, são as janelas. Gente, nós pre-ci-sa-mos de luz natural! Sabia que a presença de luz natural impacta na produção de melatonina no cérebro? Sim, essa mesma que é necessária para o relaxamento e que muita gente acaba tendo que tomar em cápsulas para dormir.
Aqui vale o famoso: você pode substituir cápsulas por... luz natural!
Existe inclusive um estudo publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine que concluiu que pessoas que desfrutam de mais luz durante o dia são mais saudáveis e mantém o bom humor.
Percebe que com pequenas ações podemos transformar o dia a dia das pessoas e o modo como elas trabalham? Eu aplico muito a Neuroarquitetura nos meus projetos, e ela se faz super válida não apenas em ambientes corporativos, como abordei nesse artigo, mas também em lojas, consultórios, residências.. Afinal, independente do ramo, o ambiente físico pode (e deve!) influenciar nosso comportamento de maneira positiva.
Comments