Eu te entendo: é quase impossível competir com aquela empresa que tem um escritório moderno, equipado com as últimas tecnologias, café moído na hora e salas de meditação.
Ter amenidades luxuosas pode parecer a forma perfeita para atrair talentos, mas não são todos os negócios que tem a possibilidade de investir em grandes reformas.
Mas e se houvesse formas de renovar seu escritório sem quebrar seu caixa?
De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria empresarial Mckinsey, a força de trabalho está atualmente focada nos seguintes itens: flexibilidade, inclusão, bem-estar e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Aqui estão algumas formas de atender a essas demandas sem sair do caminho do crescimento positivo.
01- Vegetação
Todos nós já ouvimos falar sobre o impacto positivo da biofilia nos escritórios, ou sobre a necessidade da conexão entre pessoas e natureza.
Enquanto algumas empresas levam esse conceito ao extremo, implantando paredes verdes naturais que custam fortunas, incorporar o design biofílico não precisa ser tão complicado.
Há uma variedade de plantas resistentes e acessíveis que você encontra em qualquer floricultura. Plantas como Espada/Lança de São Jorge, Zamioculca, Bambu da Sorte e Jibóia, resistem bem ao ar condicionado e não precisam de um cuidado tão constante, sendo perfeitas para ambientes corporativos.
Não tem tempo nem vontade de cuidar de plantas naturais? Não há problema. As artificiais também são válidas, e causam o mesmo impacto positivo na experiência do colaborador.
Ainda em dúvida? Um estudo mostrou inclusive que escritórios com plantas tornaram os colaboradores 15% mais produtivos do que aqueles sem verdes. Precisamos encarar: a biofilia não é somente boa para o bem-estar do funcionário, mas também para os resultados empresariais.
02- Use suas paredes
Quem me conhece sabe que eu sou a maior defensora de comunicação visual. Seu escritório precisa, muito além de apenas mostrar a sua logo, refletir a identidade e a cultura da sua empresa.
Faça um mergulho na sua marca e entenda quais são as suas raízes e qual é a experiência que você quer que seus colaboradores e clientes tenham com a sua empresa.
Fuja do clichê de exibir sua missão e valores e foque naquilo que realmente importa: sua cultura. Aposte em criar soluções flexíveis e personalizáveis, que deem ao funcionário a sensação de participação e pertencimento na empresa. Paredes lousa, linhas do tempo que mostrem a história da empresa (e que tenham continuidade), espaços para fotos que valorizem seu time, e frases que reflitam a sua cultura vão trazer o resultado que você precisa.
Se as palavras que você tem escrito, seja no seu estatuto ou na sua parede, não refletem quem a empresa realmente é, elas não passam de uma maquiagem, e essa sempre acaba saindo com o tempo.
03- Valorize seu m²
Verdade seja dita: você muito provavelmente não precisa de mais espaço. Nesses 4 anos de empresa, com mais de 50 projetos realizados, percebemos que 90% dos escritórios enfrentam o mesmo problema: espaços mal utilizados. A nova realidade que vivemos já deixou mais do que claro que a flexibilidade não é mais o futuro, e sim o presente. Você não precisa de 30 m² para arquivo morto, nem de uma sala para cada gerente. Você não precisa de 10 salas de reunião, e, dependendo do caso, nem sequer 1 mesa para cada funcionário.
Aposte em um modelo de trabalho que dê a seu funcionário aquilo que ele mais quer: equilíbrio. O sistema hibrido traz vantagens para empregador e empregado, e o design do seu escritório pode ser um grande aliado nesse processo. Foque em criar espaços com múltiplas funções e que tenham flexibilidade de uso, para permitir a transformação conforme a sua necessidade. Aposte em um mobiliário solto e criativo, que esteja conectado com a sua cultura e com a sua forma de trabalho.
Por último, e mais importante: contrate um arquiteto especialista, que entenda das suas necessidades e que tenha experiência corporativa. Esse é seu investimento mais importante, e a garantia de ter um resultado positivo e dentro do seu budget.
Comments